sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tomás Improta comanda o “Bossanovíssima!” nesta segunda, 16, na Arlequim

Pianista apresenta a série de shows quinzenais resgatando clássicos da bossa nova

Nesta segunda, 16, às 18h, o compositor e pianista Tomás Improta fará o segundo show do projeto “Bossanovíssima!”, novo projeto quinzenal da Arlequim, livraria no Paço Imperial, sempre às segundas. O Tomás Improta Quarteto é formado ainda por José Arimatéia (trumpete), Alfredo Gomes (bateria) e Jefferson Lescowich (baixo). No repertório, clássicos que marcaram o gênero, especialmente composições de Marcos Valle, Tom Jobim, Baden Powell e Vinicius de Moraes, dentre outros.



O carioca Tomás Improta começou cedo na carreira musical, desde os cinco anos, quando venceu o concurso de iniciação musical, administrado pelo Conservatório Brasileiro de Música, sem ter recebido lições formais de música. Ao longo dos anos, foi aluno de diversos professores, como Lidy Mignone (iniciação musical), Alda Caminha, Lícia Lucas, Linda Bustami, Lúcia Branco, Luís Paulo Sampaio, Nise Obino, Roberto Tavares, Sonia Goulart (piano clássico), Ester Scliar (percepção), Francisco Mignone e Marlos Nobre (composição), Aluízio Milanês e Tenório Junior (piano popular e jazz), entre outros.



Apaixonado pelo jazz e bossa nova, a partir da década de 60, começa a exercitar a vocação acadêmica, tornado-se professor de piano e atuando como jornalista, produzindo e escrevendo programas sobre jazz para as rádios MEC e Roquete Pinto, e publicando artigos sobre música em revistas especializadas. Mas foi a partir da década de 70 que o pianista inicia-se como músico profissional, tocando em casas noturnas, teatros e shows. Torna-se, assim, um dos mais ativos pianistas do país, passando a ser requisitado para shows e gravações por grandes estrelas de nossa música, como Alcione, Baden Powell, Bebel Gilberto, Billy Blanco, Caetano Veloso, Carmelia Alves, Chico Buarque, Djavan, Edison Machado, Elba Ramalho, Elizeth Cardoso, Erasmo Carlos, Gal Costa, Gilberto Gil, João Bosco, João Donato, Jorge Mautner, Lenine, Lúcio Alves, Luís Melodia, Maria Bethânia, Nara Leão, Paulo Moura, Sandra de Sá, Sueli Costa e Zezé Motta entre outros.



O reconhecimento também veio do exterior, através de excelentes críticas, decorrentes das gravações exportadas e de inúmeras turnês internacionais, inclusive duas edições do Festival de Montreux. No teatro, apresentou-se nas peças “Godspell” e “Dr.Fausto da Silva”, entre outras. Para o cinema, compõe a trilha sonora premiada do “Bar Esperança” (direção de Hugo Carvana) e “Monstros de Babaloo” (direção de Elyseu Visconti) e toca nos filmes (e shows) “Doces Bárbaros” e “Bahia de Todos os Sambas”, este realizado em Roma, Itália. Na TV, participa da composição das novelas “Kananga do Japão”, “Vila Madalena” e “O Cravo e A Rosa”, e grava a trilha do “Sitio do Pica Pau Amarelo”, com Gilberto Gil.

Nos últimos anos, o músico tem se dedicado quase que exclusivamente a sua carreira solo de instrumentista, lançado títulos diversos e de grande sucesso de crítica, como “Bartók Jazz” (Leblon Records), “Certas Mulheres” (Rob Digital), “Dorival” (Selo Radio Mec). Em 2005 lança o CD “Andréa Ernst Dias e Tomás Improta” (Biscoito Fino) e, em 2008, o “Em Busca de Sedna”, com o clarinetista Paulo Moura e o flautista Paulo Martins.


16/04 – Projeto “Bossanovíssima!” – Tomás Improta Quarteto - segunda , 18h
Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Loja 1 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone.: (21) 2524-7242 (reserva)
Ingressos: R$15,00 (couvert artístico)

Fábio Cezanne
Cezanne Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário