terça-feira, 17 de abril de 2012

Pernambucano Sérgio Ferraz vem ao Rio lançar seu primeiro trabalho solo, em apresentação única, dia 18, na Arlequim

Referência no movimento armorial e popular nordestino, violinista demonstra versatilidade em “Dançando aos pés de Shiva”, flertando com a cultura indiana e a música minimalista


Não é de hoje que o pernambucano Sérgio Ferraz vem se destacando na execução do violino na música popular, em especial a nordestina e o movimento armorial: o violinista é integrante do conceituado Quarteto Romançal, desde os anos 90, ao lado de Antonio Madureira, compositor e fundador do lendário Quinteto Armorial na década de 70 – com Madureira, gravou em 2010 o “Segundo Romançário”, um duo de violino e violão. Destaque no Brasil na arte do violino elétrico e na sua inclusão no jazz e na música de vanguarda – o músico bebe na fonte do violino de Frances Jean Luc Ponty do inicio dos anos 70 – o violonista vem ao Rio para promover, na próxima quarta, dia 18, às 18h, na Arlequim (Paço Imperial) seu primeiro trabalho solo “Dançando aos pés de Shiva” - um mergulho nos ritmos e melodias indianas -, mas trazendo na manga o também recente álbum homônimo do seu grupo instrumental Sonoris Fábrica (2011).

Na Arlequim, o músico prepara uma exibição em que seu violino elétrico dialogue com um pedal de efeito e uma loop station, além de contar com o acompanhamento do percussionista Jerimun de Olinda (pandeiro, cajon e tambor falante / talking drum), reunindo na maior parte do repertório músicas do trabalho e outras do Sonoris Fábrica .



 
Lançado em dezembro de 2011, “Dançando aos pés de Shiva” surpreendeu com a vendagem de mil cópias em apenas um mês, partindo agora para a sua segunda tiragem. O CD, com 12 faixas autorais, foi produzido, arranjado e executado pelo próprio Sérgio que além do violino elétrico toca piano e teclados. O trabalho contou ainda com a participação do próprio Jerimum de Olinda em seis faixas. Trata-se de um trabalho instrumental onde o violino elétrico é o instrumento solista explorando diversos timbres e dialogando com a percussão. A influência da música indiana se faz presente logo na faixa título do CD, assim também nas músicas “O Grande Vishnu”, tocada apenas com um violino, e na faixa que abre o CD “A Ultima Batalha na Terra”, com violino e percussão. À influência indiana, somam-se também elementos da música minimalista e da música atonal, como em “As Três Transformações do Espírito”. Boa parte das faixas de “Dançando aos pés de Shiva” foram gravadas no estúdio “A Caverna dos Violinos”, do próprio Sérgio Ferraz, sendo que outras e a percussão ganharam registro no Estúdio Muzak, onde foi mixado e masterizado.

Com o grupo “Sonoris Fábrica”, Sérgio deixa transparente sua bagagem no movimento armorial e na cultura nordestina. Criado em 2002 com o encontro de Sérgio com o violonista Leonardo Melo, ambos músicos de formação erudita, jazz e popular, o grupo não escondeu a inspiração na música brasileira de origem popular, como o baião, o frevo e o maracatu, mas também indo além das fronteiras nacionais buscando influências na música ibérica e no jazz. Até a gravação do primeiro disco, no ano passado, o grupo fez dezenas de apresentações, principalmente no nordeste brasileiro. Após o lançamento, sucederam-se shows, como o lançamento no Teatro de Santa Isabel, em Recife e a Mostra Internacional da Música em Olinda (MIMO), em 2011, sendo o único grupo pernambucano a participar do evento. Ainda em Pernambuco, fez apresentações na Praça do Arsenal, em Recife, na Livraria Cultura, Festival Observa e Toca e no Festival de Inverno de Garanhuns. Em São Paulo, apresentações na Livraria Cultura e no Teatro Anchieta, gravando ao vivo para o Programa Instrumental Brasil no SESC Consolação. No ano passado o grupo participou da WOMEX 2011, em Copenhagen..


18/04 – Música na Arlequim – Sérgio Ferraz - quarta , 18h
Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Loja 1 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone.: (21) 2524-7242 (reserva)
Entrada gratuita

Fábio Cezanne
Cezanne Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário