sexta-feira, 1 de julho de 2011

Chico Batera Comemora 50 Anos de Carreira na Arlequim

No término de toda festa, a cozinha é sempre o lugar mais aconchegante, mas também o último a ser lembrado, a menos quando se é mal servido. Na música, a percussão e a bateria também se encaixam neste contexto. Francisco José Tavares de Souza seria mais um nome comum se este não fosse associado ao seu instrumento que tanto já acompanhou com maestria alguns dos trabalhos mais importantes da MPB. Certamente aos amantes da boa música brasileira, o baterista Chico Batera é lembrado como parte integrante de grandes trabalhos de nomes da nossa música. Chico Buarque, Johnny Alf, Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto, Milton Nascimento, Djavan, Gilberto Gil e Sérgio Mendes são alguns dos grandes nomes com quem trabalhou.

Sua apresentação, realizada no dia 11 de junho em comemoração aos cinquenta anos de carreira, é marcada pela espontaneidade. O músico é acompanhado por Fernando Souza no baixo pelo pianista e arranjador Leandro Braga, que como próprio Chico Batera tem em sua carreira trabalhos com os grandes da MPB, e conta com a especial participação da cantora Tereza Costa.

Ao ouvirmos "Samba de Verão" de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle logo percebemos o moti vo pelo qual o músico sempre foi convidado a fazer trabalhos dos mais importantes com nomes de destaque do cenário da música brasileira. Uma faixa irretocavél. Já em "Samba de Uma Nota Só" de Tom Jobim e Newton Mendonça é interpretado ao vibrafone, instrumento que Chico tem muito apreço. Mas talvez a grande surpresa da tarde tenha sido a interpretação jazzística de "Asa Branca" de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

Letícia Petrochesky

Assista alguns trechos da apresentação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário